segunda-feira, 29 de março de 2010

Rebentos de Soja com Tomate

Esta receita tem uma origem curiosa, nasceu de um sonho que eu tive aos treze anos de idade. O prato original com o qual sonhei, não era baseado na soja mas, antes, em rebentos de nabo tenros. Como se tornava muito dispendioso, encontrei na soja uma excelente alternativa.

Ingredientes:
Rebentos de soja
Tomate em calda ou natural
Cebola
Leite de soja ou de cabra
Azeite
Mel
Orégãos ou manjericão
Sal marinho
Queijo de cabra ralado

Prepara-se um refogado com azeite e cebola picada. Quando a cebola estiver alourada, deitam-se os rebentos de soja e deixa-se estufar durante um ou dois minutos. Acrescenta-se o tomate consoante o nosso gosto. Tempera-se com orégãos ou manjericão e sal marinho. Deixa-se apurar durante alguns minutos, acrescentando-lhe o leite a pouco e pouco. No caso de não utilizar leite de soja, convém adicionar-lhe uma colherzinha de sobremesa de maizena para lhe dar um toque cremoso e aveludado. Usar mais ou menos leite, conforme a quantidade de caldo que queremos obter. Com o lume já desligado, acrescentam-se duas colheres de sopa de mel, em substituição do açúcar para quebrar a acidez do tomate. Servir, polvilhado com queijo de cabra ralado.
Bom apetite!

5 comentários:

  1. Nesse sonho devias estar com uma ligeira fominha, não? Os rebentos de nabo não conheço, daí concordar que devem ser carotes. A soja sempre serve para fazer essas delícias...eu já comia!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Hummm soa-me bem, excepto a parte do mel. Vou fazer hoje, com mais uma comida extra, suspeito que o diabbo-marido não vai á bola com este prato... hehehehe

    enxofre

    ResponderEliminar
  3. Para mim, rebentos de nabo nada mais são do que grelos! Hummmm tb me soa bem, olha vou fazer com, grelos e dp digo-te como ficou.

    enxofre

    ResponderEliminar
  4. Rebentos de soja com tomate...fiquei deliciada!!! Sobretudo por ser tão simples e tão original...Sustitui a carne e não interfere com a minha intolerância à lactose...Amei!!!Continua a tomar nota dos teus sonhos...;)

    ResponderEliminar
  5. Espero que as vossas experiências tenham corrido bem. As minhas receitas são sempre adaptáveis.
    Diabba, o mel pode ser substituído por açúcar, mas não será tão saudável. A comida não fica propriamente com sabor a mel. Tanto o mel como o açúcar só servem para quebrar a acidez do tomate que é nociva para o fígado. Com grelos também é capaz de ser bom, mas sem enxofre! Depois diz-me se resultou bem! Bjinhos :)

    ResponderEliminar