quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cogumelos Gratinados

Inspirado no tempo frio, este é um prato de fácil e económica confecção. A escolha dos cogumelos fica ao critério de cada um. Seja qual for a variedade escolhida, o resultado será sempre uma agradável surpresa. Podem ainda utilizar diferentes espécies de cogumelos, de forma a conferirem um paladar ainda mais surpreendente a esta receita outonal.

Ingredientes:
Cogumelos (variedades à escolha)
Alho
Margarina ou Azeite
Leite de Soja
Varinha de Trigo (2 colheres de sopa cheias por cerca de 200 gramas de cogumelos)
Queijo de Cabra (ou outro)
Sal

Passam-se os cogumelos (de preferência laminados) pela frigideira com azeite ou margarina, alho picado e uma pitada de sal até alourarem. Num tacho à parte, prepara-se um molho branco com farinha de trigo e leite de soja. Muita gente recorre à farinha mágica para tornar o creme mais homogéneo. Eu tenho um truque muito simples que consiste em deitar uma pequena porção de leite sobre a farinha, batendo muito bem até formar um creme espesso e levando ao lume logo em seguida, acrescentando mais leite a pouco e pouco até levantar fervura, sem nunca deixar de mexer. Quem estiver habituado a preparar café instantâneo ou cevada solúvel, certamente reconhecerá este processo que permite que a bebida fique cremosa à superfície.

Não é necessário acrescentar sal ao molho branco, uma vez que os cogumelos já levaram sal e o leite de soja possui um paladar algo acentuado e uma textura espessa que evita que o molho precise de margarina para adquirir aquele toque aveludado de que tanto gostamos. O molho bechamel que algumas marcas comercializam, é uma opção rápida mas pouco saudável, isto porque muitas vezes esses molhos contêm nata, para além de manteiga ou margarina, incorporada.

Num tabuleiro ou pirex, colocam-se os cogumelos, cobrindo-os totalmente com o molho branco e com o queijo de cabra fatiado. Leva-se ao forno a 200º durante cerca de 15 minutos, o suficiente para gratinar.

Podem, igualmente, recorrer a algumas especiarias, como o cravinho, a noz-moscada ou o tomilho, para darem um toque pessoal a este prato.

2 comentários:

  1. Depois de ter mastigado pensativamente uma dieta desemxaibida, passo por aqui e fiquei pior que o cão do Pavlov ... vou comprar cogumelos e fazer a receita ao jantar! Onde é que eu tenho os klenexes...?
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Depois diz-me como correu a experiência!
    Bom apetite :)

    ResponderEliminar