domingo, 6 de março de 2011

Biscoitos de Mel e Cravinho

A receita original é uma especialidade da vila beirã de Penedono. Nesta, os ovos foram substituídos por leite de soja de baunilha, o açúcar foi parcialmente substituído por mel e parte da farinha de trigo deu lugar à de centeio.
Convido-vos a experimentar esta minha versão!

Ingredientes para cerca de 40 biscoitos:
Farinha de centeio peneirada (1 chávena)
Farinha de trigo (2 chávenas)
Fermento (uma colher de café rasa)
Açúcar (1 chávena)
 Margarina (cerca de 125g.)
Mel (4 ou 5 colheres de sopa)
Leite de Soja (com sabor a baunilha)
Gengibre branco (2 colheres de café)
Cravinho em pó (1 colher de chá)
Sal q.b.

Amolecemos a margarina, sem que derreta, e batemo-la até obtermos um creme suave, ao qual adicionamos progressivamente ambas as farinhas com o fermento, o gengibre branco e o cravinho em pó, o açúcar e o mel. Usamos o leite de soja com sabor a baunilha para ajudar a envolver a mistura, pelo que 4 ou 5 colheres de sopa bastarão. Se acharmos que a massa ficou demasiado húmida e difícil de trabalhar, acrescentamos-lhe um pouco mais de farinha até conseguirmos moldá-la em pequenas bolas.
Os biscoitos podem ser moldados com a palma da mão ou modelados com a ajuda de algum utensílio que lhes confira uma forma original. Dispomo-los num tabuleiro untado com margarina e salpicamo-los com açúcar. Vão ao forno a cerca de 160º durante aproximadamente 20 minutos.
São ideais para acompanhar com uma chávena de cevada quente ou com chá preto apaladado com uma casquinha de limão ou leite.

Celebremos a Primavera!  

Sem comentários:

Enviar um comentário