domingo, 16 de agosto de 2015

Almofadas de Trigo Sarraceno com Caril

Num dia brumoso com o de hoje, já a lembrar o Outono, esta é uma receita a condizer, nem quente nem fria, mas muito prática, saborosa e sobretudo económica. 

Ingredientes para 4/5 almofadas
Recheio: 
Azeite;
1 chávena de trigo-sarraceno;
Cebola picada;
Alho picado;
Anis-estrelado;
Caril;
Sal-gema dos Himalaias;
1 colher de sopa de mel.
Crepes:
1 chávena de farinha de trigo ou cevada;
Leite de origem vegetal;
Sal-gema dos Himalaias.
Molho:
Polpa de tomate;
Cebola picada;
2 colheres de sopa de mel;
Orégãos;
Caril (facultativo);
Sal-gema dos Himalaias.

Num tacho refogamos em azeite a cebola, o alho, o trigo-sarraceno posto em cru, com caril e sal-gema ao nosso gosto. Acrescentamos três chávenas de água, as couves-de-bruxelas semi-cozidas e as duas estrelas de anis. Deixamos ferver durante cerca de 20 minutos, para que o trigo e a couve fiquem bem cozinhados.

Preparamos os crepes com farinha de trigo ou de cevada, leite de aveia ou de arroz, e um pouco de sal-gema para temperar. 

Pronto o trigo-sarraceno, desfazemos as couves de modo a que a mistura fique mais homogénea e envolvema-lo nos crepes, os quais cobrimos com o molho de tomate. 
O mel, quer no caso do trigo, quer no do molho, deve ser acrescentado após desligarmos o lume, isto para preservar os óleos essenciais que contém, bem como as vitaminas e ácidos importantes para a nossa saúde. 
O sal-gema (sal rosa dos Himalaias) está à venda em diversos supermercados e ervanárias a preços muito económicos (pouco mais de 1 euro), tendo em conta a sua rentabilidade e características (elevado teor de magnésio e também potássio), mas, caso não o encontrem, podem usar sal marinho. Também, em opção, poderão usar outro tipo de leite e também adicionar outros ingredientes. Com milho, cenoura, ervilhas e cogumelos resulta maravilhosamente. Cozinhar é inventar! 

Este prato acompanha bem com vinho rosé ou branco maduro, com boa acidez, chá verde ou tisanas de anis e funcho.

Nota: O trigo-sarraceno (Fagopyrum esculentum Moench.) não é uma gramínea, é uma poligonácea parente dos brócolos. Este «falso trigo» é extremamente benéfico para a saúde, sobretudo em dietas de emagrecimento.
Ler mais em: Herbalist   

Sem comentários:

Enviar um comentário