segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Folhado - Uma Caçada Pré-Histórica

Espécie: Viburnum tinus L.
Divisão: Magnoliophytas
Classe: Magnoliopsidas
Ordem: Dipsacales
Família: Adoxaceae
Sinonímia: Viburnum lauriforme Lam.
Nomes vulgares: Folhado, milfolhado, viburno, laurestim.
English name: Laurustinus.
Velho habitante dos bosques, companheiro de dedaleiras e de loureiros na humidade das galerias ripícolas, o folhado desempenhou outrora um papel utilitário no quotidiano do homem neo e calcolítico. Hoje em dia, não fossem os seus corimbos floridos, passaria anónimo por entre a demais vegetação das florestas europeias.

É frequente confundi-lo com o loureiro, mais exactamente com o louro-cerejo, por isso há quem o trate por «laurestim», embora não tenha o mesmo aroma, nem sequer sejam parentes. Este humilde microfanerófito perenifólio, que atinge no máximo 6m de altura, frequentador dos solos mediterrânicos silicícolas e calcícolas, encontra-se de norte a sul do país. Distinguimo-lo pela sua copa arredondada e densa, pelos seus ramos mais ou menos angulosos de ritidoma cinzento-acastanhado e liso, folhas opostas e decussadas, oblanceoladas e inteiras, largas, de limbo ondulado, algo coriáceo, verde mais claro e fracamente pubescente na página inferior. As suas flores rosadas organizam-se em corimbos de cerca de 10cm de diâmetro e surgem de Janeiro a Junho, com maior incidência nos meses de Abril e Maio. São hermafroditas, pentâmeras, possuem cinco estames alternos às pétalas. O seu fruto é uma drupa tóxica, ovóide e azulada, tornada negra no pico da maturação, no início do Outono. Apenas as drupas da espécie V. lentago são comestíveis.

Em tempos, os frutos do folhado, ricos em viburmina e taninos, foram usados como purgativo forte e vermífugo, mas acima de tudo como antidepressivo. A infusão das folhas era empregue como febrífugo, e o ritidoma como antiespasmódico em crises de asma.

Durante a Pré-história, sobretudo ao longo do Meso e do Neolítico, as hastes mais fortes e rectas do folhado serviam como cabos de lança, nos quais era encavada uma ponta lítica. Ötzi, o célebre corpo de um caçador do Neolítico Final, conservado no gelo alpino, tinha em sua posse várias lanças feitas com a madeira desta preciosa árvore.

Nos Açores, existe uma espécie afim, um endemismo, a V. treleasei, que infelizmente se encontra em vias de extinção.   

Sem comentários:

Enviar um comentário